Visual Merchandising

Já falei aqui pra vocês sobre duas áreas da moda que muito me interessam, pesquisa de tendências (que inclusive foi o tema principal do meu TCC da graduação) e produção de moda. Hoje vou falar sobre  visual merchandising que no ano passado foi uma das matérias que estudei na pós-graduação com uma ótima professora, Heloisa Omine. Fiquei bastante interessada no assunto e com vontade de me aprofundar fazendo algum curso e estudando alguns livros. Nesse post indicarei algumas coisinhas para vocês.

Visual Merchandising vai além de uma simples decoração de uma loja. É experiência. Nas minhas aulas aprendi que um lugar bem arrumado desperta nos clientes o seu próprio valor, ele começa a perceber que ele merece aquilo que foi comprar.

1-Topman2-copy

Loja Topman em Las Vegas.

Ao implementar as estratégias de visual merchandising como maneiras diferentes de expor seus produtos, cheiros, sons e oferecer experiências diferenciadas aos seus clientes, a loja assume uma nova função, ela começa a interagir com o cliente. As lojas são espaço de tangibilidade e convidam os consumidores a entrar. Na maioria das vezes elas têm boa iluminação, dão liberdade para que os consumidores façam suas escolhas, transmitem conforto, beleza e imagem, possuem marca, design e moda, possuem estética, inovação e tecnologia, e são espaços de experiência.

O visual merchandising é a técnica de trabalhar o ambiente do ponto-de-venda criando identidade e personalidade através do design e da decoração. Tem como objetivos: aclimatar, seduzir, motivar e claro, induzir à compra. Diferentemente do vitrinismo, o visual merchandising envolve a vitrine e o próprio PDV como um todo.

farm1

Loja da marca Farm no Shopping Iguatemi, SP.

O design tem sido usado como um diferencial competitivo dentro das lojas. Tudo vale a pena na hora de conquistar o cliente fazendo com que ele entre no ponto-de-venda e compre sem mesmo precisar daquele produto.

Um ambiente bem decorado atrai o consumidor para a loja. Ao se sentir bem no local, é maior a probabilidade dele permanecer mais tempo dentro da loja procurando algo que ele goste. Além disso, existe os serviços oferecidos pela loja que também fazem parte do pacote para encantar o consumidor. São milhões de estratégias que podem ser utilizadas para conquistar e fidelizar seus clientes, que vão além de beleza.

Se vocês gostaram do assunto como eu e querem saber mais, procurem os cursos que algumas das escolas mais importantes do mercado oferecem.

Belas Artes
Curso: Visual Merchandising
Valor: R$ 384,00
Vai lá: www.belasartes.br/cursoslivres

Escola São Paulo
Curso: Vitrinismo e Displays para Moda
Valor: 4x de R$ 345,00
Vai lá: www.escolasaopaulo.org

Escola Panamericana
Curso: Pós graduação: Design para o Varejo – Visual Merchandising e Marketing
Valor: 18x de R$1.050,oo
Vai lá: www.escola-panamericana.com.br

Senac
Curso: Visual Merchandising para o Varejo de Moda
Valor: R$ 903,oo
Vai lá: www.sp.senac.br

Abre-Zara

Loja Zara no Shopping Iguatemi, SP.

Além dos cursos, vocês podem ler alguns livros sobre o assunto e estudar em casa mesmo. Às vezes você se interessou pelo assunto mas não a ponto de pagar um curso, né? 🙂

Visual Merchandising Vitrines e Interiores Comerciais 
Autor: Tony Morgan
Valor: entre R$ 110,oo

Tipologia e Estética do Visual Merchandising 
Autor: Sylvia Demetresco
Valor: entre R$ 127,00

Entre vitrinas – Distribuição e visual merchandising na moda
Autores: Dominique Hervé; Gwenola Guidé; Françoise Sackrider
Valor: entre R$ 59,90

Espero que tenham gostado do post.

Boa semana. Beijos! ;*

Anúncios

2 Respostas para “Visual Merchandising

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s