Produção de Moda

Quando comecei a me interessar por Moda achava que para trabalhar nesse mercado você precisava ser estilista. Depois, lendo muito e pesquisando (inclusive para meu TCC da Graduação sobre Pesquisa de Tendências), e agora estudando na pós-graduação percebi que esse mercado é bastante amplo e tem crescido muito aqui no Brasil. Você tem a possibilidade de trabalhar em muitas áreas relacionadas ao mercado. É possível trabalhar até com exatas dentro de uma empresa têxtil, por que não? Moda não e só costura, desenhos e desfiles luxuosos, né? 😉

Como sabem estou cursando pós-graduação em Negócios da Moda e já tive várias matérias durante esse ano, inclusive Gestão Financeira, onde todas as atividades eram voltadas para uma confecção. Admito que essa parte não me atrai nem um pouco, hahaha, e uma das matérias que mais me chamou atenção foi a de Visual Merchandising. Aprendi muitas coisas bacanas e fiquei com vontade de fazer outros cursos na área, e quem sabe até trabalhar com isso. Adoro essa parte de imaginar todo um cenário de PDV para seus clientes se sentirem bem e tudo mais. Mas antes de qualquer coisa, terminando a pós, eu penso em investir na área de Produção de Moda. Fico encantada com o trabalho de um produtor de moda. Acho que o “backstage” me agrada muito mais. Fico imaginando como seria legal trabalhar com marcas e estilistas montando e pensando em tudo para os desfiles e sessões de fotos para lançamento de coleções, por exemplo. Escolher modelos, maquiadores, cabeleireiros, ajudar na escolha dos looks, escolher cenário, pensar no tema do trabalho junto a uma equipe…

Imagem: We Heart It

Mas o trabalho de um bom produtor vai além de toda essa “mão na massa”, para que os produtores executem um bom trabalho é interessante que eles saibam sobre vários assuntos além do mundo da moda. É importante estar sempre atrás de novidades e pesquisar muito, além de ter sempre boas ideias para que o trabalho no geral aconteça de maneira muito satisfatória para todos!

Imagem: We Heart It

No meu trabalho atual eu faço um pouquinho do que um produtor de moda faz. Preciso escolher pessoas e pensar em cenários e tals para as fotos que fazemos para o catálogo de produtos da empresa. Além disso eu sempre estou atrás de referências para que algo novo sempre possa acontecer. Essa é a parte mais bacana e agitada do meu trabalho!

Também já ajudei uma amiga em duas sessões de fotos para marcas de São Paulo e região. Uma das sessões vocês podem conferir aqui no blog mesmo, foi o trabalho que fizemos entre amigos para lançar a marca de corset Madame Keka na mídia. Foi um trabalho muito gostoso. Fomos até o Cambridge Hotel em São Paulo, levamos algumas meninas para posar como modelos, maquiador, fotógrafo (alô namorado!) e passamos um dia todo produzindo fotos de divulgação que ficaram maravilhosas. É muito gratificante você ver o trabalho pronto e saber que ajudou, né?

E se vocês também se interessam por Produção de Moda e estão a procura de cursos, fiz uma pesquisa e mostrarei aqui pra vocês cursos livres e de extensão que temos hoje no mercado…

Imagem: We Heart It

Pós-Graduação de Produção de Moda e Styling

Universidade Veiga de Almeida

Rio de Janeiro – RJ

Início: 23 de março de 2013

Carga Horária: 384 horas-aula

Técnico em Produção de Moda

Senac Lapa Faustolo

São Paulo – SP

Início: 18 de fevereiro de 2013

Aulas de segunda a sexta, das 19h00 às 23h00

Senac Ribeirão Preto

Ribeirão Preto – SP

Início: 01 de agosto de 2013

Aulas de segunda a sexta, das 13h30 às 17h30

Curso Livre: Produção de Moda

Senac Lapa Faustolo

São Paulo – SP

Início: 05 de novembro de 2012

Aulas de segunda, quarta e sexta, das 13h30 às 17h30

Curso Livre: Produção de Moda

Belas Artes

São Paulo – SP

O curso ainda não está aberto, mas você pode registrar interesse no site.

Curso de Extensão Online: Produção de Moda

IB Moda

Curso online

Duração estimada: 2 meses

Extensão Universitária em Produção de Moda e Styling

EnModa – Escola de Empreendedores

Curso online

Curso com 32 horas de duração.

Me contem aí nos comentários quais as áreas que mais interessam a vocês em relação ao mercado da moda, o que vocês estudam ou gostariam de estudar, com o que vocês trabalham ou gostariam de trabalhar…vou adorar saber mais sobre vocês! 🙂

E ah, prometo que vou fazer um post qualquer dia só para contar sobre minha pós-graduação! Estou querendo fazer esse post há um tempo.

Beijos! :***

Bom final de semana a todas.

8 Respostas para “Produção de Moda

  1. Oii! q post legal! adorei saber mais sobre isso, é uma area q me agrada tb, principalmente no msm ponto que vc citou hehe

    eu estudei RTV e tb acho a area de prod interessante, mas ate hj fui empurrada para edição rs

    por causa disso, estou pretendendo montar uma micro produtora de home videos, pois gosto dessa seção…. e é onde comecei em 2008…vamos ver se dá certo..!

    acabei tb fotografando e criando ensaios! inclusive pra loja q montei (q n tem nada a ver c a minha area (exceto a parte de divulgação ne…claro) rsrs …mas isso ainda é apenas um passatempo!

    bjos!!

  2. Nossa, o meu interesse por moda também era mais nessa parte, eu não queria desenhar roupas, nem criar coleções, mas como o curso perto daqui era muito focado para o desenho perdi o interesse. Sei lá, até hoje não sei o que to fazendo da vida D: hdhoshdioahsd
    Gostei bastante das ideias.
    Beeijo
    http://www.limao-e-mel.com/

  3. Gostei muito do post! Tava muito interessada em saber mais sobre os campos relacionados a moda porque ano que vem vou fazer faculdade e ainda fico toda indecisa sobre o que ser no futuro! Me ajudou bastante, ótimo post! Beijos!

    • Que bom! 🙂 Fico muito feliz em fazer esses posts e motivar ou ajudar outras pessoas! Estudar moda é muito legal, e na faculdade você vai ter contato com várias coisas e ver com o que realmente quer trabalhar e se especializar! ;D

      Beijos!

  4. Pingback: Visual Merchandising | super tendënssia·

  5. Amei o post! Também amo Produção, até fiz um curso de curta duração de 6 meses, que só me comprovou que é isso que quero pra vida hahaha
    Só fiquei triste porque é muito, muuuito difícil conseguir emprego na área sem ter graduação :\ o que acho uma injustiça. Mas vale apena investir em um curso sim, se é isso que se quer.

Deixe um comentário

